Seria imprudente avançar à fase 4, disse ministro paraguaio sobre Alto Paraná

Três regiões paraguaias não entraram para a última etapa de flexibilização da quarentena inteligente.

Julio Mazzoleni em entrevista ao ABC, em Assunção.

O ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, disse no domingo (26) que seria imprudente avançar para a fase 4 da quarentena inteligente (última etapa da flexibilização) no departamentos de Alto Paraná, Central e em Assunção. Estas regiões apresentam uma media de 100 novos casos de Covid-19 por dia.

Mazzoleni falou ainda sobre o retorno das atividades aéreas, cogitada na última semana. Segundo ele, a regularização de voos comerciais domésticos e internacionais estão sujeitos a situação epidemiológica do país.

“Como estamos hoje não avançaremos à fase 4, seria muito imprudente. Não estamos melhor hoje e é difícil que melhore”, disse.

O ministro ressaltou, que para dizer que a situação está tranquila depende de alguns fatores como: passar o inverno, esperar o declive dos casos nos países vizinhos e ter uma vacina.

Julio Mazzoleni informou que o governo negocia cinco vacinas diferentes, mas é preciso ter cautela. “Temos um acordo com a OPS e OMS para negociar em bloco com qualquer vacina que saia. É preciso ter um otimismo moderado”, disse o ministro.

Fonte: ABC Color

Sair da versão mobile