A Unidade de Saúde Móvel vai permanecer esta semana na região do Morumbi (Centro de Convivência Professor Darci Pedro Zanatta) para atendimento e testagem de pessoas com suspeita da Covid-19. De segunda a sexta da semana passada (13 a 17/07) as equipes atenderam 282 usuários, 47% da região do Morumbi e 53% da região de Três lagoas. Foram coletadas 132 amostras para o exame RT-PCR, que é encaminhado ao Laboratório Municipal. Destes, 58 deram negativos, 34 positivos e 40 estão em análise.
A busca predominante foi de pessoas que apresentaram sintomas respiratórios. As mulheres representaram 67% do público e os homens 33%. Em 77% dos casos a faixa etária foi de 20 a 59 anos. Crianças de 0 a 10 anos representaram 7%; de 11 a 19 anos somaram 8% e adultos com mais de 60 anos representaram somente 8% dos atendimentos. O Morumbi segue em estado de alerta.
“Coletamos 132 testes na semana passada e muitos deram positivos, por isso vamos continuar nesta região, facilitando também o acesso de moradores de outros bairros, como Panorama e Campos do Iguaçu. Já no Porto Meira temos a Unidade Padre Ítalo, que também está coletando, dessa forma descentralizamos os serviços e evitamos a aglomeração de pessoas no Hospital”, comentou a coordenadora da unidade móvel, Rozineide Batista.
Mapa
Além da região do Morumbi, o Mapa do Calor – divulgado dentro do Boletim Coronavírus – também apontou crescimento de casos na região do Porto Meira, Panorama e Três Lagoas, onde medidas mais restritivas para a circulação de pessoas já foram adotadas.
A Unidade 24 horas do Porto Meira e a Unidade Móvel integram a estratégia de contenção da COVID-19 e são coordenadas pela diretoria de Atenção Básica da secretaria Municipal de Saúde.
Assessoria