Os comerciantes de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, foram autorizados a reativar o comércio com Ponta Porã, no Brasil, através do serviço de delivery, a partir desta terça-feira (21).
A autorização aconteceu após protesto de comerciantes paraguaios que pediam a reciprocidade nas importações. De acordo com a Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero cerca de 30 caminhões com bebida entram no país semanalmente, que não se enquadram no regime de alimentos.
O presidente da Câmara de Comércio, Víctor Hugo Barreto, informou que recebeu a notícia do ministro da Defesa do Paraguai, Bernardino Soto Estigarribia, informando sobre a liberação, com as medidas protocolares. “O delivery de fronteira é uma ferramenta na reativação econômica”, disse.
Na segunda-feira (20) comerciantes paraguaios fecharam com carros a passagem para caminhões de carga internacional na fronteira, vindos do Brasil, como protesto pela reativação econômica.
No ultimo sábado (18), o Brasil aceitou analisar a proposta dos comerciantes da fronteira paraguaia como Mato Grosso do Sul, após uma reunião entre o chanceler paraguaio Antonio Rivas e o embaixador brasileiro, Flávio Soares Damico.