O trabalho da Secretaria da Fazenda foi intenso no fim de semana em Foz do Iguaçu para atender denúncias de desobediência às orientações de segurança sanitária para contenção do avanço da Covid-19. Entre sexta-feira, 03 e Domingo, 05, foram atendidas 217 denúncias. Neste período houve 80 orientações. Ninguém foi multado.
De acordo com o diretor de fiscalização da Secretaria da Fazenda, Nilton Zamboto, houve grande número de pessoas realizando churrasco no fim de semana com aglomeração de pessoas. “O pessoal continua se juntando pra fazer churrasco, penso eu que estão achando que são imunes” lamentou Zambotto.
Porém ele ressaltou que houve muitas denúncias improcedentes, que ocorreram devido a falta de conhecimento do decreto. “O que eu vejo é que muitos não conhecem a legislação e denunciam. Às vezes tem uma família de cinco pessoas na casa e colocam um som alto e o vizinho diz que tem aglomeração. Isso não é aglomeração. Outras ocasiões denunciam que tem um bar aberto. Quando a fiscalização chega encontra uma lanchonete. Então tem muitas denúncias improcedentes” salientou.
Zambotto também ressaltou que houve denúncias contra supermercados que foram constatadas como improcedente. “O laudo do bombeiro normalmente fala a capacidade do estabelecimento. E tem grandes supermercados que a capacidade deles chega a mil pessoas. E eles têm que respeitar os 30%. Tem um mercado que os 30% são 500 pessoas. E quando fica esperando lá fora na fila, as pessoas estão respeitando o distanciamento, então muitas denúncias foram improcedentes” informou.
Acesse as ocorrências da sexta-feira, 03
Atendimentos realizados no domingo, 05
O diretor informou que não foram aplicadas multas porque ninguém se recusou a atender as orientações. Em todas as ocorrências que foram registradas aglomerações, as pessoas atenderam ao pedido dos fiscais para dispersarem.