A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu está reforçando as orientações sobre as regras de prevenção à Covid-19 nos mercados e supermercados. As equipes estão percorrendo os estabelecimentos de toda a cidade tirando dúvidas e orientando clientes e empresários sobre os decretos estadual e municipal que estabeleceram novas regras para o setor.
“Este é mais um importante trabalho que busca conscientizar e orientar os iguaçuenses sobre a necessidade de seguir as regras estabelecidas pelos decretos. As medidas adotadas são de extrema importância para garantir a segurança de todos durante as compras”, disse o Coordenador da Mobilização, André Guedes.
De acordo com o decreto estadual Nº4.942 de 2020, o funcionamento de mercados, supermercados e similares, tais como mercearias, açougues, hortifrutigranjeiros e panificadoras, está autorizado somente de segunda-feira a sábado, com horário limitado das 7h às 21h.
O fluxo de pessoas dentro dos estabelecimentos fica limitado a 30% da sua capacidade total, devendo ainda haver o controle de entrada e saída de clientes. O acesso de menores de 12 anos fica proibido.
No domingo, fica proibido o funcionamento dos estabelecimentos.
Além disso, fica mantido a obrigatoriedade do uso de máscara, medidas de distanciamento no interior dos estabelecimentos e o ingresso de apenas uma pessoa por família.
Multa
As empresas que descumprirem as regras estabelecidas pelo decreto estadual poderão receber multas que variam de R$ 2.132,00 a R$ 10.660,00. O valor poderá ser dobrado em caso de reincidência.
AMN