A Copel não conseguiu restabelecer a energia elétrica em todas as unidades de consumo de Foz desde o temporal de terça-feira, 30. Segundo o gerente da companhia, Julio Cesar Vega Ramires, na tarde desta quarta-feira, 1º, 1500 unidades de consumo ainda estão sem energia. O temporal de ontem deixou 45% da cidade sem energia. Na manhã desta quarta-feira, 5 mil unidades estavam sem luz. Em entrevista à Rádio Cultura, o gerente disse que foi o pior temporal da história para a Copel no estado do Paraná.
Em todo o estado, mais de mil eletricistas da Copel permanecem em campo na tarde desta quarta-feira (01/07) trabalhando para restabelecer energia a 241 mil unidades consumidoras que ainda estão sem luz. As regiões mais afetadas são Leste (Curitiba, Região Metropolitana e Litoral), com 127 mil desligamentos, Centro-Sul, com 51 mil desligamentos, e Oeste, com 46 mil desligamentos.
Curitiba ainda está com 27 mil unidades consumidoras sem energia. Os estragos causados na rede de energia caracterizam o pior evento climático já enfrentado pela Companhia. Ontem, as interrupções chegaram a afetar 1,2 milhão de unidades consumidoras, sendo quase dois terços na região Leste do Estado.
A interrupção no fornecimento de energia foi causada principalmente por queda de árvores ou outros objetos na rede, além dos ventos e raios. Muitas dessas situações demandam serviços complexos de manutenção, ou até mesmo a reconstrução de parte da rede elétrica. A previsão de religação varia caso a caso, de acordo com a dimensão das avarias provocadas pelo temporal na localidade em questão e do tipo de manutenção requerida.
A região Leste concentra 7.088 pontos a serem restaurados nas redes de energia. Na região Oeste há 1.948 ocorrências para atendimento das equipes, no Centro-Sul são 1.679, enquanto no Noroeste há 491 serviços, e no Norte, 361.
A Copel alerta que, em situações com postes quebrados ou fios rompidos, é importante manter uma distância segura. Os desligamentos em circuitos de média tensão, que são os de maior extensão, são automaticamente identificados pela Companhia. Já a falta de luz em trechos menores e situações de risco devem ser comunicadas pelo cliente. A comunicação de falta de luz pode ser feita pelo aplicativo para celulares, ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.
Com AEN