O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela usina de Itaipu, celebrou mais duas altas de pacientes internados em decorrência da covid-19. Eles foram liberados por volta das 10 horas desta segunda-feira (29).
Os dois pacientes – uma mulher e um homem – têm 23 e 58 anos, respectivamente. Com as duas altas desta segunda-feira, o número de pacientes tratados pelo hospital por covid-19 e já liberados chegou a dez. Antônio Carlos de Oliveira, de 58 anos, havia sido internado no hospital há 11 dias, em 18 de junho. Ele foi diagnosticado com insuficiência respiratória aguda grave, consequência da covid-19.
Portador de diabetes, hipertensão arterial e positivo também para dengue, ele acabou sendo submetido a uma nova terapia de combate à doença, feita por meio de ventilação mecânica não invasiva (VNI). Trata-se de um suporte que não requer a intubação para utilizar o ventilador respiratório.
Segundo o hospital, a técnica foi importante devido às comorbidades apresentadas pelo paciente e o estágio do comprometimento pulmonar no momento da internação. “Esta terapia oferece maior conforto e possibilita uma alta hospitalar mais rápida”, explicou o diretor técnico do HMCC, Rodrigo Romanini.
“Consideramos essa alta como recordista de tempo, justamente pelas comorbidades. Este paciente chegou em estado grave, transferido de outro hospital do município, e obtivemos sucesso com a aplicação do Protocolo do Núcleo de Inteligência de Combate ao Covid-19 do HMCC”, concluiu o médico.
Segunda paciente
Internada há sete dias, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a outra paciente liberada preferiu não ser identificada. Mas ambos deixaram o centro hospitalar sob aplausos das equipes e de seus familiares.
“Muito obrigado pelo atendimento prestado e a todo carinho que a equipe de profissionais disponibilizou para mim”, disse Antônio. Emocionado, ele foi recebido com carinho pela família cheia de saudades.
Atualmente, o HMCC tem sete pacientes internados na Unidade de Tratamento de Covid-19. Seis estão em leitos de UTI e outro na unidade semi-intensiva.
Assessoria