A Associação de Magistrados do Paraná (AMAPAR) emitiu uma nota de solidariedade aos magistrados do Paraguai devido o assassinato da Juíza Diana Eveline Mereles Duarte. Ela foi morta no sábado, 27, a noite, dentro do fórum, onde trabalhava.
Confira a nota:
NOTA PÚBLICA – Magistratura Paraguai
A Associação dos Magistrados do Paraná – AMAPAR, entidade que representa os mais de 1.100 juízes e desembargadores do Estado do Paraná, em exercício e aposentados, se solidariza com os magistrados judiciais da República do Paraguai, nossos irmãos e vizinhos, em razão do assassinato da Dra. Diana Eveline Mereles Duarte, Juíza do Juizado Cível, Comercial e do Trabalho de Hernandarias, Circunscrição Judicial de Alto Paraná, ocorrido no dia 27 de junho, no Fórum de Justiça da cidade de Hernandarias, fronteira daquele país com Brasil, em Foz do Iguaçu.
Os juízes necessitam de um ambiente com segurança para desempenhar suas essenciais funções, que são inerentes à preservação do Estado de Direito e da Democracia.
Ao tempo que a magistratura paranaense expressa suas condolências à magistratura paraguaia, espera que as autoridades competentes apurem o ocorrido, de forma a darem a resposta penal adequada, conforme as leis e a Constituição da República do Paraguai.
Foz do Iguaçu-Paraná, 29 de junho de 2020.
Geraldo Dutra de Andrade Neto
Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná – AMAPAR