O transporte coletivo de Foz do Iguaçu poderá ser paralisado na próxima terça-feira (30), pelos funcionários das empresas que compõe o Consórcio Sorriso. Os trabalhadores pedem o pagamento dos salários atrasados e vale-alimentação, além da recontratação de motoristas e cobradores demitidos.
o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz do Iguaçu (SITROFI), Rodrigo Andrade de Souza, disse que o salário chegou no segundo mês de atraso e que as empresas canelaram o acordo para recontratar os funcionários que receberam aviso prévio.
O SITROFI estima que 200 trabalhadores, a maioria cobradores, tenham sido demitidos desde março deste ano. O sindicato também denuncia a falta de higienização dos ônibus, que coloca em risco funcionários e usuários do transporte coletivo. “Os cobradores poderiam ser utilizados para essa higienização”, disse Souza.
Souza informou que a paralisação será a partir das 8h, com o bloqueio dos ônibus no Terminal de Transporte Urbano (TTU) no centro. Em seguida os trabalhadores se manifestam pela Avenida Juscelino Kubitschek, até a prefeitura.
Embora a Justiça tenha determinado que o dinheiro do pagamento das passagens sejam utilizados preferencialmente para o pagamento dos salários, Rodrigo Souza informou que a arrecadação não alcança o total da folha de pagamento, que custa em média R$ 450 mil mensais.