Armando Paulino, de 76 anos, teve alta do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu Binacional, nesta sexta-feira (26), por volta das 10 horas. Ele ficou oito dias internado na unidade com covid-19, em estado grave.
Com o diagnóstico de pneumonia por covid-19 e insuficiência respiratória, o paciente foi transferido no dia 18 de junho de outro hospital da cidade, por ter como doença base miocardiopatia hipertensiva. Internado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem custos ao Estado ou ao município, Armando recebeu tratamento multidisciplinar, segundo protocolo do Ministério da Saúde.
Foi mais um dia de grande emoção no HMCC, tanto para a equipe quanto para a família. Ao som de violino e aplausos, ele deixou o centro hospitalar. “É mais uma grande comemoração à vida”, disse o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa.
Hoje, o hospital tem oito pacientes internados na Unidade de Tratamento de Covid-19. Seis são de leitos de UTI e dois de semi-intensivos. “No total, o HMCC conta com 27 leitos para tratamento exclusivo de covid-19, dos quais 30% estão ocupados”, frisou o diretor técnico do Costa Cavalcanti, Rodrigo Romanini.
Foz do Iguaçu
Até esta sexta-feira (26), Foz do Iguaçu registrava 562 casos confirmados de covid-19; 325 já estão recuperados, 211 estão em isolamento domiciliar e 18 pessoas internadas. O município teve oito óbitos.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,7 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.
Fonte: Assessorias de Comunicação HMCC e Itaipu