Foz do Iguaçu está entre 118 Redes de Ensino do Brasil que se destacam na qualidade do Ensino Fundamental, de acordo com avaliação feita pelos Tribunais de Contas Estaduais. O estudo foi realizado em conjunto entre as entidades Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB). Foz do Iguaçu aparece na categoria Bom Percurso. No Paraná, 22 cidades se destacaram nesta categoria.
Foram analisados indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005; e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar. As 118 redes reconhecidas, além dos bons resultados no Ensino Fundamental, atingiram também critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil.
Os dados estão no estudo “Educação que Faz a Diferença”, que foi realizado ao longo de 2019 e, portanto, não contempla as ações adotadas pelas redes durante a pandemia. O lançamento ocorreu na quinta-feira, 25. Cada um dos municípios recebe um selo de qualidade, de acordo com patamar em que se encontra: Excelência, Bom Percurso ou Destaque Estadual. A pesquisa teve a participação de todos os 28 Tribunais de Contas brasileiros com jurisdição na esfera municipal.
O estudo traz também um mapeamento de boas práticas no Ensino Fundamental, principalmente no âmbito das Secretarias de Educação, mostrando ações e práticas comuns que estão associadas a um bom desempenho dos estudantes.
“É uma iniciativa que busca cumprir dois objetivos: entender quais são os diferenciais das redes com bons resultados e também valorizar essas redes. Muitas vezes, os prêmios ou estudos que vemos acabam reconhecendo poucas redes. Nós olhamos para vários indicadores educacionais para realizar um reconhecimento em escala, contemplando 118 municípios”, explica Ernesto Martins Faria, diretor-fundador do Iede. “Podemos não ter resultados próximos ao de países desenvolvidos, mas há muita gente comprometida e fazendo a diferença na educação pública brasileira”, ressalta.
Para diferenciar as redes, foram criados os selos já citados, Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual. Todos levam em consideração os mesmos indicadores educacionais, o que os diferencia é o nível de exigência, sendo Excelência o mais rigoroso de todos e, na sequência, Bom Percurso.
Dessa forma, é possível dizer que as 118 redes reconhecidas buscam garantir a aprendizagem da maioria dos alunos; esforçam-se para reduzir as desigualdades e não deixar ninguém para trás; trabalham para que todos fiquem na escola; e apresentam avanços consistentes na aprendizagem dos estudantes ao longo dos anos.
Mapeamento de boas práticas
A fim de compreender em profundidade as práticas e estratégias utilizadas pelas redes de destaque, técnicos dos 28 Tribunais de Contas participantes do projeto visitaram 116 escolas de 69 redes de ensino, em todos os Estados. Na Secretaria de Educação, entrevistaram o secretário e pessoas-chave de sua equipe. Nas escolas, conversaram com professores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e seus pais ou responsáveis, além de assistirem a aulas.
A partir dessa pesquisa de campo, foram identificadas as seguintes práticas associadas a bons resultados no Ensino Fundamental:
- Utilização de sistemas de gestão e de acompanhamento dos estudantes;
2. Suporte constante por parte das Secretarias de Educação, com visitas frequentes às escolas;
3. Monitoramento contínuo da aprendizagem dos alunos;
4. Investimento na gestão escolar, com incentivo ao protagonismo das escolas;
5. Oferta constante e diversificada de formação continuada aos educadores;
6. Cultura de observação de aulas, com devolutivas construtivas.
Cada uma delas é explicada em detalhes no estudo. Acesse aqui.
Fonte: Portal IEDE