O contágio em massa de Covid-19 em detentos e funcionários da Penitenciária Regional de Cidade do Leste fez com que uma comitiva comandada pelo ministro da Saúde do Paraguai, Juan Carlos Portillo, viesse até a fronteira para coordenar ações de contenção do vírus.
Dos 1.357 testes realizados em detentos, agentes penitenciário e outros funcionários, 105 deram positivo ao novo coronavírus. 65 são funcionários e 40 detentos.
Na noite de quarta-feira (24) internos ameaçaram uma rebelião caso não haja a contenção da doença dentro da penitenciária onde estão 1.148 detentos, vários deles brasileiros.
A Vigilância Sanitária trabalham para identificar pessoas que estiveram em contato com os funcionários para saber o grau de propagação do vírus. Os agentes que continuam trabalhando são levados para um albergue após o expediente. Os casos positivos foram isolados.
Embora até o momento todos os infectados apresentem sintomas leves da doença, o Hospital IPS habilitou 9 leitos para eventuais internamentos.
Detento e agente da Penitenciária de Cidade do Leste foram contaminados por Covid-19