Moradores de Cidade do Leste (PY) foram às ruas na noite de segunda-feira (22) para protestar contra a anulação de provas pelo suposto desvio de dinheiro pelo senador Javier Zacarías Irun e sua mulher, a ex-prefeita Sandra Zacarías MacLeod. O casal foi denunciado pelo Ministério Público pelo suposto desvio 1.2 milhão de guaranis (R$ 1 milhão) de recursos públicos municipais.
Os manifestantes que se organizaram por meio de redes sociais se reuniram em frente ao prédio do governo do departamento de Alto Paraná com palavras de ordem e bandeiras, em repúdio à corrupção em geral e em especial à família Zacarías.
De acordo com o portal ABC Color, moradores de cidades vizinhas à Cidade do Leste também participaram da mobilização.
A juíza paraguaia Cinthia Garcete Urunaga argumentou que a anulação das provas obtidas pelos promotores por terem sido obtidas de forma ilegal, sem autorização judicial.
Entre as provas anuladas do processo estão gravações telefônicas, informações contábeis, cruzamento de dados de comunicação entre Zacarias e um ex-diretor de finanças do município, planilha de pagamentos à jornalistas e cheques autenticados.
Fonte: ABC Color