Neste sábado, médicos do Hospital Municipal de Foz fizeram uma visita à Aldeia Avá-Guarani Tekoha Ocoy, de São Miguel do Iguaçu. A Aldeia Ocoy está enfrentando um surto de Covid-19. Na visita, junto com o secretário de saúde de São Miguel do Iguaçu, Luiz Antonio Klein, e a Enfermeira Lilian, que atende a aldeia, a equipe da Fundação Municipal de Saúde, orientou a organização do atendimentos.
Além disso, foi definido que os exames serão coletados duas vezes ao dia e processados no Laboratório Municipal. Além da equipe médica do Hospital, que pertence a Fundação Municipal de Saúde, foi montada uma força-tarefa para acompanhar a situação dos casos de covid-19 na aldeia envolvendo várias instituições.
Força Tarefa
O grupo é formado pela 1ª Vara criminal de São Miguel do Iguaçu, Ministério Público Federal, Secretaria de Administração de São Miguel do Iguaçu, Ministério Público do Trabalho, CIME, SESAI, Funai, Hospital Municipal, Unila e Itaipu.
Ações
A força tarefa comunicou também que o Ministério Público Estadual e a Prefeitura de São Miguel estão viabilizando o isolamento total da reserva do Ocoy. Os indígenas identificados como positivados para a doença estão sendo isolados na escola da aldeia. Segundo o comunicado, 24 indígenas teriam testando positivo para a Covid-19. Eles foram remanejados para a escola e barracas montadas pela Prefeitura.
A Sesai está providenciando profissionais de saúde para apoiar nos atendimentos. Foram iniciados os testes rápidos na comunidade. A Fundação Itaiguapy, que administra o Hospital Ministro Costa Cavalcanti, está em contato com o pessoal de campo da Unila, que já está na aldeia para dar o suporte adequado.
Com informações de Assessoria (Imagens: Assessoria Hospital Municipal)