A Vigilância Epidemiológica elaborou um mapa de calor para detectar as regiões com maior incidência de Covid-19 em Foz. De acordo com o mapa, a região norte da cidade concentra 1/3 dos casos, ou seja, a cada três casos positivos na cidade, um é daquela região. Além disso, segundo o diretor da Vigilância, Roberto Doldan, das quatro mortes registradas no município, dois são da região norte.
A região norte compreende a grande região da Vila C, que inclui Cidade Nova, Porto Belo, Jardim Ype, entre outros Bairros. “A população desta região precisa se cuidar. Se os casos estão se disseminando de uma forma mais rápida nestas localidades, é porque existe um motivo. A gente acredita que seja a falta de cuidados” alertou Doldan. Segundo o diretor, a equipe está recebendo muitas denúncias de aglomerações e da falta do uso de máscaras.
“As pessoas precisam aderir à utilização da máscara, recebemos muitas denúncia sobre isso, além disso, há muitas denúncias de aglomerações em festas, em comércio, em bares” informou ele. Ele ressalta que é necessário seguir as orientações de distanciamento social e uso de máscaras. “Essas duas orientações precisam ser seguidas, se não, não será possível reverter a situação” alertou.
De acordo com Doldan, a prefeitura não descarta a possibilidade de lockdown naquela região. “O prefeito foi muito categórico, nós não queremos fechar a cidade, mas nada nos impede de fechar uma rua, de fechar um bairro, de tomar atitudes mais drástica dentro da nossa cidade” salientou.