Um paciente com Covid-19 em Foz do Iguaçu descumpriu o isolamento social recomendado pela Vigilância Epidemiológica. O flagrante foi feito por uma equipe da Secretaria da Saúde, que foi até a residência da pessoa e não localizou ela em casa.
A Guarda Municipal registrou um boletim de ocorrência e o relatório sobre o caso será encaminhado ao Ministério Público através da Vigilância Epidemiológica. A pessoa poderá responder criminalmente por propagação de doenças contagiosas (Artigo 268 do Código Penal).
“Em meio à pandemia, uma pessoa diagnosticada com a doença que deveria estar cumprindo o isolamento social, está colocando em risco a vida de outras pessoas. Por isso estamos endurecendo as ações de fiscalização”, disse o prefeito Chico Brasileiro.
O monitoramento ampliado começou ontem (11) e é coordenado por equipes da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica com o apoio da Guarda Municipal. A estratégia consiste em realizar visitas diárias aos casos confirmados para identificar se as pessoas estão cumprindo o isolamento social.
Nestes dois dias, as equipes foram até os endereços de 72 pessoas confirmadas com a Covid-19 e que devem cumprir o isolamento domiciliar por 14 dias, período de incubação do vírus.
“A fiscalização é uma forma de garantir que os infectados mantenham-se recolhidos no período necessário”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski. O monitoramento destes pacientes já é feito via telefone, diariamente, pelas equipes da Vigilância, que também acompanham familiares e amigos das pessoas infectadas como forma de evitar a disseminação da doença.
Assessoria (Foto meramente ilustrativa)