O presidente do Conselho de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu (Codefoz) Mario Camargo anunciou que a Itaipu irá financiar o novo Porto Seco de Foz. De acordo com Mario, o novo local, que deve ser na saída de Foz, será definido até o fim deste ano. As obras devem ser concluídas junto com a finalização da Ponte da Integração e Perimetral Leste.
“A Itaipu comprou a ideia do Porto Seco. No início ela achava que não seria interessante se envolver com o Porto Seco, era mais a Ponte e a Perimetral. Mas conversarmos com o General Silva e Luna (Diretor geral da Itaipu – lado brasileiro) e ele entendeu que é uma obra estruturante que resolve o problema de logística de Foz do Iguaçu” salientou Camargo.
A proposta é para que o novo Porto Seco de Foz seja retirado do local onde está para que o tráfego de caminhões não ocorra pelo centro da cidade. Com a Perimetral Leste, via que ligará a Ponte da Integração (segunda ponte com o Paraguai) à BR-277, o tráfego pesado deixará de passar pelas Avenidas das Cataratas e Paraná.
Com o Porto Seco na saída da cidade, os caminhões não precisarão retornar pela BR-277, sobrecarregando, principalmente, o Viaduto Lyrio Bertolli, no cruzamento com a Avenida Costa e Silva. Uma trincheira será construída na interseção da Perimetral Leste com a BR-277 para facilitar o acesso à Rodovia. O novo Porto também será ampliado e deve ser trimodal, incluindo os transportes ferroviário, rodoviário e hidroviário.
Perimetral Leste
Segundo Mario Camargo também foi definida a data para o início das obras da Perimetral Leste. “Já foi adequado o projeto, e agora as obras iniciam em outubro” afirmou Camargo. A previsão é de que a Perimetral seja concluída junto com as obras da Ponte da Integração, em 2022. O financiamento da nova rodovia também está sendo feito pela Itaipu Binacional. A obra vai custar mais de 140 milhões de reais e está integrada a Ponte da Integração.
Projeto Perimetral: