O Instituto de Trânsito de Foz (Foztrans) intensificou a fiscalização contra motocicletas com escapamento adulterado na cidade. De acordo com o superintendente, Fernando Maraninchi, empresas de motofrete e mototaxi já foram notificadas e, além disso, estão sendo realizadas blitze nas principais Avenidas e Ruas onde costumeiramente elas costumam trafegar.
A moto com escapamento adulterado produz um ruído muito alto e, Conforme a lei, o motociclista está cometendo infração. Esta infração está prevista no artigo 230 (inciso XI) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe sobre “conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.”
Motociclistas de mototaxi, ou de frete, alegam que abrem o escapamento propositalmente para que motoristas de veículos sejam alertados da aproximação deles no trânsito. Outros abrem apenas para diversão. No entanto, a prática acarreta ao motorista infração de natureza grave, com perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 195,23.
Segundo Maraninchi, pelo menos três motos com escapamento adulterado já foram apreendidas. “Nós já identificamos todos os pontos de motofrete e mototáxi, com apoio da secretaria da fazenda, e notificamos todos esses pontos. Nós avisamos que a fiscalização será maior. Também incluímos bares e restaurantes que utilizam esse tipo de serviço. Pedimos para que não contratem serviço de motociclista que tem a moto com escapamento aberto” afirmou ele.
O superintendente do Foztrans também pediu colaboração da população para identificar os infratores. “Pedimos que a população denuncie, podem ligar no Foztrans anonimamente, ou mandar uma mensagem no privado pelo facebook, ou pelo aplicativo 156 Foz, que vamos correr atrás para pegar” garantiu Fernando.