As Cataratas do Iguaçu recebeu nesta quinta-feira, 11, 444 turistas. O feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta, marcou o segundo dia após a reabertura dos atrativos turístico em Foz do Iguaçu. O número de visitantes registrado hoje equivale a cerca de 10% do que o atrativo recebia normalmente antes da crise causada pela Covid-19. No primeiro dia, 150 pessoas visitaram as Cataratas.
A maioria dos visitantes desta quinta são iguaçuenses. No entanto, turistas de vários outros estados do Brasil estiveram em Foz do Iguaçu e passaram pelas Cataratas. Os paranaenses compareceram em maior número, sendo 355 turistas. O segundo estado com o maior número de visitantes registrados no atrativo foi São Paulo. 46 pessoas desse estado passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu nesta quinta.
Veja a tabela completa.
Retomada do turismo em Foz é marcada pela presença dos iguaçuenses
Foz visita Foz. A família Lima – os pais José e Elisângela, e o filho Enzo -foi o primeiro grupo a visitar os atrativos da Itaipu, que reabriu para visitação depois de quase três meses, nesta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi. Eles aproveitaram a manhã ensolarada para fazer um tour pelo local. Usando máscaras de proteção facial e adotando os devidos cuidados de higienização, fizeram o passeio panorâmico. O segundo grupo veio de Florianópolis, Santa Catarina.
O Complexo Turístico Itaipu se preparou para a retomada, seguindo todos os protocolos sanitários e orientações de organismos de saúde. O retorno do turismo será gradual, com cautela e responsabilidade.
A reabertura mostra que os iguaçuenses estavam com saudade de sair de casa. É a cidade se revisitando. O foco é o turismo local. Desde ontem, com o retorno às atividades, 90% de visitantes dos atrativos do Destino Iguaçu são da cidade de Foz. O atendimento em atrativos com ambientes internos é limitado a 30%, para evitar aglomeração e o avanço da pandemia da covid-19.
Não vai ser fácil, vai demorar, mas se todos adotarem as medidas sanitárias, com higienização das mãos, uso de máscaras de proteção facial e distanciamento social, não tem erro.
Dos 221 casos do novo coronavírus registrados em Foz, 147 já estão recuperados, 63 estão em isolamento domiciliar e oito pessoas estão internadas (moradores de Foz).
Toda vida tem importância. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.