O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD) e o governo do Paraná, Carlos Massa Ratinho JR. (PSD), enviaram na passada um ofício formalizando o pedido de reabertura do Parque Nacional do Iguaçu.
O documento da prefeitura de Foz foi enviado ao presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero de Giorge Cerqueira, no dia 2 de junho, informando que o município editou o decreto municipal do dia 8 de maio, autorizando a reabertura dos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, a partir de 10 de junho.
“Ressaltamos que para a retomada das atividades, os atrativos turísticos deverão se adequar aos protocolos de segurança sanitária estabelecidos no Capitulo III, do referido decreto, e assinar o Termo de Responsabilidade Sanitária exigido. Desta forma, não ha óbice desta Municipalidade para a reabertura do Parque Nacional do Iguaçu, desde que atendidos os protocolos já estabelecidos“, diz o documento assinado por Chico Brasileiro.
No dia 3 de junho, o governador Ratinho JR. enviou ao ICMBio um comunicado informando sobre o deferimento ao pedido de reabertura do Parque Nacional do Iguaçu para o turismo.
“Comunico a Vossa Excelência o deferimento ao pedido de reabertura do Parque Nacional do Iguaçu, com a finalidade de retomar a visitação pública de modo gradual, preservando todas as medidas cabíveis para evitar o contágio do Coronavírus“, assinou Ratinho JR.
Na sexta-feira, 5 de junho, o setor turístico de Foz do Iguaçu enviou um manifesto ao ministro do Turismo, Ricardo Salles, com o histórico dos decretos municipais desde o início da pandemia do novo coranavírus. O documento mostra que no dia 8 de maio o poder público, o setor turístico e a iniciativa privada estabeleceram protocolos de segurança sanitária para a retomada das atividades turísticas na cidade.
“Desde então, os empresários e as instituições do setor turístico se organizam para atender os protocolos sanitários estabelecidos pelo Decreto, planejando a retomada gradual do turismo com responsabilidade e segurança, priorizando a manutenção de empregos e com respeito à vida. A Prefeitura montou barreiras sanitárias em todas as entradas da cidade. E também serão montadas barreiras sanitárias em todos os atrativos turísticos, para identificar e testar todos os potenciais portadores sintomáticos do vírus. Desta forma, todas as pessoas que tiverem qualquer sintoma respiratório, gripe, resfriado, febre ou contato com cado positivo, serão encaminhadas para testagem em um dos dois laboratórios credenciado pelo município“.
O documento é assinado pelos representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Visit Iguassu, Sindhoteis, Acifi, Codefoz, Comunicação de Itaipu, Comtur, Fundo Iguaçu, Sindetur e Programa Oeste em Desenvolvimento.
Retomada
O turismo em Foz do Iguaçu será reativado nesta quarta-feira (10), dia do aniversário da cidade. Além da visitação às Cataratas do Iguaçu, serão reabertos atrativos como o Complexo Turístico de Itaipu, Parque das Aves, Dreamland e hotéis de maior porte, como os resorts.