Cascavel anunciou nesta segunda-feira, 08, que até o fim desta semana a cidade terá 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19. Atualmente a cidade conta com apenas 10 leitos exclusivos para a doença. Esses leitos estão no Hospital Universitário (Huop).
Em nota, a prefeitura informou que foram abertos 10 leitos de UTI no Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho, no dia 18 de maio. Esses leitos passarão a ser de uso exclusivo para pacientes de Covid-19. O anúncio oficial deve ser feito nesta terça-feira (9).
Os outros dez leitos serão disponibilizados pelo Huop já a partir de quarta-feira (8), numa ação envolvendo o Município de Cascavel e o Estado. Na semana passada, o secretário de Saúde Thiago Stefanello esteve em Curitiba, junto com o diretor da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci, para buscar os respiradores que irão compor os novos leitos.
Com o avanço dos casos, o sistema de saúde de Cascavel entrou em colapso nos últimos dias. Em vários momentos, a cidade esteve com 100% dos leitos de UTI ocupados. Dessa forma, pacientes tiveram que ser transferidos para outras regionais de saúde, entre elas Foz do Iguaçu.