A tradicional transmissão sobre a evolução da Covid-19 ao vivo da Prefeitura de Toledo neste domingo (7) teve tom de preocupação. Denise Liell, Secretária Municipal de Saúde, iniciou a live afirmando o Epicentro da Doença no Paraná fica na região Oeste do Paraná, e relatando que o destaque da região pertence a Cascavel, devido ao número excessivo de confirmações sendo registradas nos últimos dias. “De fato somos o epicentro da pandemia no Estado do Paraná”.
O que tem preocupado o município vizinho, é a taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade Terapia Intensiva).
Neste domingo (7) segundo a secretária, a macrorregião estava com a maior taxa de ocupação, entre as demais macrorregiões. Sem ativar os novos leitos de UTI disponibilizados pelo Governo do Estado, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) em Cascavel, amanheceu com 100% – dos 10 leitos – ocupados. Assis Chateaubriand, também estava com 100% de ocupação e Toledo, apresentava 88%.
De todas as regiões, o Oeste é o que apresenta o menor número de leitos.
ISOLAMENTO SOCIAL
Durante a explanação do assunto, Denise Liell, tratou as pessoas que não estão cumprindo o isolamento social como “analfabetos funcionais” por não compreenderem a importância da informação e do alerta que está sendo repassado.
“Já alertamos, não tem como Toledo ficar fora desse cenário estando tão próximo a Cascavel, onde o número já está chegando próximo aos 800 casos positivos. A gente sabe que essa situação irá gerar atitudes, e que sá, não seja apenas Toledo que as tome.”
CONSCIENTIZAÇÃO
“Esse cenário não nos traz tranquilidade. Se nós não mudarmos nossas atitudes, nos próximo domingo que sabe somos nós registrando 500 casos positivos. Sem nenhum leito de UTI disponível na região, e a gente não quer que isso aconteça”.
EVOLUÇÃO CASOS TOLEDO
– Há três semanas, no dia 17 de maio, haviam 06 casos confirmados da doença. Nenhum óbito.
– Já há duas semanas, em 24 de maio, o número cresceu para 17 confirmações.
– Em 31 de maio, eram 32 casos confirmados em Toledo. E o registro da primeira morte pela doença.
– Atualmente, em 07 de junho, o município registrou 108 casos confirmados. E a segunda morte registrada.
3ᵃ morte em decorrência da Covid-19 confirmada
A Prefeitura de Toledo confirmou o 3ᵃ morte em decorrência do novo coronavírus, nesta segunda-feira (8). Trata-se de um homem de 59 anos que estava internado e teve o registro dos primeiros sintomas em 26 de maio. O município também confirmou mais 14 casos, chegando a 122 confirmações.Dos novos casos, sete são homens com idades entre 23 e 58 anos e sete mulheres entre 21 e 40 anos.
TOQUE DE RECOLHER
O município de Toledo também realizará Toque de Recolher a partir de terça-feira (9). O horário vigente será das 22h às 6h.
“Art. 4° ? Não será permitida a circulação de pedestres e a permanência de pessoas em vias e logradouros públicos no Município de Toledo no período das 22h de um dia às 6h do dia seguinte, salvo para deslocamento ao trabalho e retorno ou para busca de atendimento médico e farmacêutico, mediante comprovação.”
Essa é uma das novas medidas de enfrentamento a pandemia da Covid-19 prevista em decreto para o período de 15 dias a partir de terça-feira (9). Trabalhadores poderão transitar para irem ao trabalho, mas em caso de abordagem deverão informar às forças de segurança.
A Prefeitura de Toledo também colocará nas ruas agentes para fiscalizar e orientar a população. Será falado sobre o uso de máscaras, álcool e higiene das mãos.
Outra medida será que bares e lanchonetes deverão atender de forma delivery, ou seja, não poderão consumir alimentos/bebidas nos locais.
Já as igrejas devem seguir o decreto do Estado.
Os lagos e parques de Toledo serão fechados e fiscalizados.
As lojas de conveniência, inclusive as situadas em postos de combustíveis poderão atender das 8h às 22h, porém não poderão ser comercializados alimentos para consumo no local e nos arredores.
SUSPENSÃO DE FUNCIONAMENTO
A partir de terça-feira (9) casas noturnas, cinemas, bares, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares; academias de ginástica e musculação e congêneres, escolas de dança, escolas de natação, hidroginástica e demais atividades aquáticas; deverão ter atividades suspensas.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO ALTERADO
No novo decreto houve alteração do horário de atendimento de alguns comércios como:
- A) Prestadores de serviços, autônomos e estabelecimentos de comércio varejista e shoppings centers:
– de segunda a sexta-feira, entre as 8h30min e as 19h;
– nos dois primeiros sábados de cada mês: entre as 8h30min e as 17h;
– nos demais sábados: entre as 8h e as 12h.
Fonte: Catve