O número de casos do novo coronavírus está em uma crescente em Cascavel. No boletim divulgado ontem, novos 58 casos da Covid-19 foram confirmados, atualizando 566 registros da doença na cidade. Ainda segundo o levantamento, 439 aparecem como recuperados.
Também na tarde de terça-feira (2) o município registrou o nono óbito em decorrência do vírus. A vítima fatal, foi uma mulher de 59 anos que apresentava comorbidades, como lúpus, úlcera venosa, doença cardiovascular e hipertensão. Os sintomas iniciaram no dia 22 de maio e 10 dias após veio à óbito.
Devido ao alarde na cidade sobre o aumento de casos, o Prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos, se pronunciou em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (3).
PRONUNCIAMENTO
Durante sua fala, Paranhos ressaltou que tudo que o município poderia fazer com relação a estrutura para atender os pacientes confirmados está sendo feito, e só será possível vencer o vírus com a colaboração direta da população.
“Precisamos de maturidade e nutrir nossa responsabilidade. A população precisa fazer aquilo que é indispensável fazer, e abrir mão do que não tem tanta necessidade”, afirmou.
Além disso, prefeito reforçou que desde o início foi anunciado que a cidade caminhava para o encontro da Covid-19. E que Cascavel vive atualmente o pico ao qual “todos estavam se preparando”.
“O pico chegou… pelo menos o início dele. Nós falávamos que na virada de maio para junho nós teríamos um aumento, com a chegada do inverno e mais testagens, os números começaram a aparecer “, e ainda afirmou que, “apesar da crescente, somente 2,5% de toda a população estão em monitoramento. O número é baixo, mas precisamos ter atenção à todos e cuidar para não aumentar”.
ECONOMIA
Atualmente em Cascavel, 95% das empresas estão abertas e realizando atendimento. As restrições são diversas, mas o afrouxamento nas medidas de enfrentamento já são vistos.
A fiscalização será intensificada, mas novamente Paranhos reforçou de que nada valerá os esforços, se todos em sua individualidade não colaborarem.
“Nós não vamos ficar mais ricos ou mais pobres, por ficar alguns dias sem fazer algumas ações”, e ainda, “se não conseguir deixar de fazer suas coisas do dia a dia, faça com segurança e com responsabilidade”.
Não há uma previsão de novo fechamento do comércio, pois o município entende que ” a economia também deve ser trata como um paciente. Doses diárias de medicamentos precisam ser dados para que possa resistir”.
RECUPERADOS
Resultado já esperado, segundo município, a cidade se prepara para “buscar as famílias dos 439 recuperados, para saber como estão após a doença e como foi o período infectado”, apontou o prefeito.
O levantamento visa conhecer ainda mais o vírus, e coletar testemunho que auxiliem na conscientização das pessoas.