Decreto limita transporte coletivo até 22h e restringe circulação de idosos

As linhas continuam operando com a tabela de horários de domingo e limitação de 50% da capacidade de passageiros.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu divulgou nesta quarta-feira (27), por meio do Decreto  28.159,  as novas regras para uso do transporte coletivo no município. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas para reforçar o controle, a prevenção e o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. As normas entram em vigor neste sábado (30).

Conforme o decreto, a circulação dos ônibus ocorrerá de segunda a sábado, até as 22 horas. Antes a circulação era estendida até meia-noite. Já aos domingos e feriados, serão disponibilizados ônibus apenas nos horários de pico.  Nesses dias, a circulação ocorrerá no período das 6h às 8h, das 11h às 14h e das 16h às 20 horas.

As linhas continuam operando com a tabela de horários de domingo e limitação de 50% da capacidade de passageiros. Em média, cada ônibus tem capacidade para comportar até 80 passageiros, então será possível acomodar até 40 pessoas, sendo cerca de 30 usuários sentados e 10 em pé. Antes só era permitida a permanência de acordo com a quantidade de bancos disponíveis.

“É uma medida necessária porque o Tribunal de Justiça determinou que não é possível obrigar as empresas a disponibilizarem mais ônibus e muitos trabalhadores estão ficando muito tempo esperando nos pontos de ônibus, sem poder embarcar porque todos os assentos estão ocupados”, explicou Fernando Maraninchi, diretor superintendente do Foztrans.

Outra determinação é que pessoas com mais de 60 anos poderão utilizar o transporte coletivo somente das 9h às 17 horas, evitando, desta forma, a circulação de idosos (grupos de risco) nos momentos de maior movimentação.

Para não prejudicar este grupo, a Secretaria Municipal de Saúde determinou que as consultas médicas dos idosos sejam agendadas ou reagendas somente para o período das 9h30  às 16h30.

Prevenção

Com a implantação das novas medidas, a principal meta é reduzir a circulação e a  aglomeração de pessoas, mas os usuários do transporte coletivo devem manter uma série de cuidados. O uso da máscara é obrigatório. Também é recomendada a higienização das mãos antes e após o uso do transporte. No Terminal de Transporte Urbano (TTU) foram disponibilizados dispensers com álcool em gel para facilitar o cuidado.

Veja o Decreto:

3869

Assessoria

Sair da versão mobile