A Receita Federal de Foz do Iguaçu e a Receita Federal de Londrina realizaram, entre os dias 18 a 20 de maio, uma operação no Centro de distribuição de remessas postais em Londrina. A operação resultou na retenção de 772 volumes irregulares.
A operação foi motivada pela não comprovação de importação regular das mercadorias, seja pela falta de nota fiscal ou outro documento comprovatório de regularidade fiscal. Também não havia documentos comprobatórios, o que indica que a mercadoria é suspeita de ser falsos ou inidônea.
Após fiscalização, todas as mercadorias irregulares foram trazidas para a sede da Alfândega de Foz do Iguaçu para verificação minuciosa tanto do conteúdo quanto da documentação referente à postagem. Dentre as mercadorias havia celulares, suplementos alimentares, e outros eletrônicos. Estima-se que as mercadorias somem aproximadamente R$ 500 mil. Os volumes seguiriam para vários destinos no país.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016. Tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras. O foco é o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Fonte: Receita Federal