A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu orientações para o grupo que irá se manifestar nesta quarta-feira, 20, em Foz pedindo a abertura da fronteira. De acordo com a PRF, não será permitido aglomerações de pessoas, os manifestantes deverão manter o distanciamento social e usar máscaras.
A PRF também não vai permitir o bloqueio da pista na BR277. Portanto, os manifestante que pretendiam bloquear o trânsito de caminhões de forma alternada na cabeceira da Ponte não poderão fazer. A multa para quem descumprir poderá ser multado em 5 mil reais.
Confira as orientações emitida pelos organizadores:
A manifestação foi organizada por meio de grupos nas redes sociais e ganhou adeptos nas três cidades de fronteira, Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). A ideia era realizar a manifestação em conjunto nas três cidades. Porém, na Argentina não houve adesão e manifestação ainda deve ocorrer, porém foi adiada. Os organizadores no Paraguai não atenderam a equipe de reportagem da Rádio Cultura, mas, segundo as informações, um grupo de taxistas e moto taxistas estava se mobilizando para protestar.
No Brasil, a promessa é de ser uma manifestação pacífica, e será realizada por pessoas cujas profissões mais sofrem com o fechamento da Ponte da Amizade e da Ponte da Fraternidade. Esse grupo promoverá uma carreata com destino final a Aduana Brasil/Paraguai.
A partir das 9h00 da Quarta-feira (20), os manifestantes estarão concentrados na Rua Osvaldo Cruz, 368 (em frente aos Estacionamento Bismillah/ Líder/Willy e Três Fronteiras), na Vila Portes; às 10 horas os manifestantes saem em direção a Aduana Brasil/Paraguai através do viaduto da BR 277. “ Bloquearemos o trânsito de caminhões que seguem para o Paraguai por pelo menos 30 minutos”, explica o coordenador.