O Prefeito Chico Brasileiro se reuniu na manhã desta terça-feira, 19, com Guias de Turismo de Foz. A reunião, que também envolveu a Câmara Municipal de Vereadores, discutiu a criação de um auxílio emergencial para a categoria. Com a paralisação do turismo devido à Covid-19, os Guias de Turismo estão sem trabalho há cerca de dois meses em Foz do Iguaçu e enfrentam dificuldades. Uma nova reunião irá ser realizada na tarde de hoje.
O presidente da Liga Independente dos Guias de Turismo (Liguia), Carlos Alberto Silva, disse que uma solução precisa ser apresentada rapidamente. “A necessidade de centenas de família é imediata” destacou. “Nossa associação está arrecadando donativos, cestas básicas, estamos indo na CEASA buscar verduras, frutas, para ajudar os colegas com dificuldade, nós esperamos que isso (auxílio) saia o mais rápido possível” argumentou.
Prefeitura
O prefeito Chico Brasileiro reconheceu a necessidade dos trabalhadores. No entanto, ele ressalta que é necessário avaliar juridicamente a forma para auxiliar a categoria. “Essas pessoas estão sem renda, essas pessoas dependiam do turismo, e o turismo vai ficar um tempo parado, temos que ter essa compreensão, eles precisam sobreviver e nós temos que dar essa reposta jurídica” pontuou.
Brasileiro disse que a solução deve ser construída em conjunto com a Câmara de Vereadores e o jurídico. Ele salienta que o ato não pode ser transformado em ato político. “Essa construção não será de forma unilateral, vai ser feita com a Câmara, jurídico da Câmara. Se precisar vamos levar até o Ministério Público para que não tenha uso eleitoral, não pode ter uso eleitoral. Isso aqui é uma extrema necessidade do cidadão que trabalha e agora não tem o seu trabalho” complementou.
Câmara Municipal
O presidente da Câmara, Beni Rodrigues, afirmou que o jurídico do legislativo está reunido com o procurador do município, Osli Machado, para criar um projeto de lei que garanta o auxílio. Porém, ele explica que tanto executivo quanto o legislativo estão estudando de onde remanejar os recursos para ser utilizados. Ele informou que a Câmara Municipal propôs reencaminhar emenda que a princípio havia sido aprovado pelos vereadores para a saúde. Mas, segundo o presidente, o prefeito afirmou que a verba será utilizada.
“Foram destinados 2 milhões e 30 mil reais para o Hospital Municipal para compras de equipamentos. Como o governo do estado comprou os equipamentos, pensamos em remanejar para os Guias esse valor. Porém, o prefeito já ressaltou que esse recurso será utilizado para pagar médicos, enfermeiros e técnicos” disse. “Temos outra saída, o prefeito faz um levantamento no Turismo, tira um milhão de reais dessa pasta que não vai ser investido, mais 500 mil da Fundação Cultural, nós temos uma saída” propôs Beni.
Segundo Beni, assim que o prefeito encontrar de onde tirar o recurso a Câmara está pronta para aprovar o remanejamento. “Se o prefeito tiver a solução de onde tirar o recurso, que mande o projeto de lei imediatamente para a casa de leis, estaremos aprovando em tempo record” afirmou.