O Ministério Público do Paraguai denunciou neste domingo (17) o prefeito Miguel Prieto, de Cidade do Leste, e outras pessoas, por suposta violação da quarentena sanitária durante o Dia das Mães, que no país foi comemorado na última sexta-feira (15).
Circularam por redes sociais fotos de Prieto posando sem máscara ao lado de moradores no KM 8,5 Monday. A promotora Nilsa Torales foi até a casa onde o prefeito teria participado da comemoração para constatar a denúncia, decidindo pelo pedido de abertura do processo.
Em comunicado ao jornal Última Hora, Torales disse que foi até o bairro para averiguar se no local há alguma obra pública em execução pela prefeitura, mas que não havia nenhuma. Vizinhos foram chamados para testemunhar. Além de Preito, os outros denunciados seriam familiares do dono da casa e que residem em outro lugar.
O proprietário da casa, Nelson Esquivel, afirmou que a visita do prefeito não passou de 10 minutos e que foi até o local por pedido dos vizinhos, que pedem asfalto em um das ruas do local. O morador ressaltou que Prieto chegou ao local às 14h e que a ser visto, os vizinhos pediram para tirar fotos.
“A meu ver, nem o prefeito e nem sua família violaram a quarentena, que já estava dentro de casa. As máscaras são utilizadas na rua, não dentro de casa. É uma lástima que tenhamos que assar por essa situação, que considero minúscula para o Ministério Público, que tem muitas coisas pendentes com a sociedade”, disse Esquivel.