A Vila A foi escolhida para receber o programa “Cidade Inteligente” que será desenvolvido principalmente pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). A iniciativa faz parte do programa Acelera Foz, lançado na última quarta-feira, 13, e prevê o investimento em turismo e inovação. A informação foi confirmada à Rádio Cultura pelo General Eduardo Garrido, diretor do PTI.
Segundo o General, o programa prevê a instalação de luminárias inteligentes. Essas luminárias contarão com um sistema de reconhecimento facial e poderão identificar disparos de arma de fogo. O sistema estará conectado a uma central de monitoramento, que será notificada em tempo real para acionamento da polícia, caso um crime esteja acontecendo.
Além disso, Garrido também informou que será implantado no bairro o compartilhamento de bicicletas e patinetes. Serão instalados totens para a transmissão de informações meteorológicas, com medidor de temperatura e previsão do tempo. Os moradores terão a disposição aplicativos para acompanhar serviços na região, como, por exemplo, da coleta de lixo. O aplicativo deverá informar a localização do caminhão da coleta.
Segundo o General o modelo já está sendo adotado em muitas cidades na Europa e o objetivo é que a população também apresente ideias. “Nossa intenção é ouvir as demandas da comunidade, construir soluções que permitam que tenham melhor qualidade de vida para o cidadão” pontuou.