O Paraguai lembra nesta quinta-feira e sexta-feira, seus 209 anos de independência da Espanha. A proclamação da independência aconteceu na noite do dia 14 de maio de 1811 e se estendeu pelo dia 15. Por isso, os paraguaios dividem as comemorações entre as duas datas.
Neste ano, os tradicionais desfiles cívicos, apresentações culturais e visitas a sítios arqueológicos não acontecerão devido aos protocolos sanitários adotados no combate à pandemia do novo coronavírus. Em troca, historiadores narrarão os fatos através da internet. A medida pretende manter vivo a história do país, mantendo o distanciamento social necessário neste período.
O historiador Fabián Chamorro afirma que os jovens paraguaios são os mais interessados em aprender sobre a história nacional. Ele e um grupo de jovens realizam desde a segunda-feira desta semana conversas online gratuitas sobre história.
Chamorro ressaltou, que os paraguaios sempre se unem por uma causa comum e abraçam os símbolos nacionais, como a bandeira. “Hoje, o vermelho, branco e o azul são estandartes na luta contra o Covid-19”, ressaltou.