Na madrugada deste sábado, durante patrulhamento pela cidade de São Miguel do Iguaçu policias militares do BPFRON observaram grande movimentação de pessoas em um porto clandestino.
Com a aproximação dos policiais do BPFRON os indivíduos empreenderam fuga em meio a mata abandonando dois veículos um Fiat/Strada e uma Chevrolet/Montana que estavam sendo carregados com 2600 pacotes de cigarro e 90 pacotes de agrotóxico.
Segundo levantamentos de inteligência o produto contrabandeado possui concentração de 30% muito acima dos 5% de uso permitido no Brasil para o mesmo princípio ativo, o que pode acarretar descontrole no uso do produto e consequências ao meio ambiente, aos usuários aos consumidores dos alimentos produzidos com o uso deste produto .
Diante dos fatos foi solicitado o apoio do guincho da Receita Federal para encaminhar os referidos veículos e o contrabando a Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu.
A OPERAÇÃO HÓRUS faz parte do Programa V.I.G.I.A sendo Coordenada Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de coibir os crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e (COE – Comando de Operações Especiais/BOPE) da Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE) da Polícia Civil do Paraná, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Exército Brasileiro (EB) com apoio da Secretaria de Operações (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Fonte: BPfrom