A terceira e última fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início na próxima segunda-feira (11) e contará com uma estratégia diferenciada para os professores das redes pública e privada de ensino. Este grupo será imunizado nos dias 18 e 19 de maio em 15 escolas municipais, das 8h30 às 17h30 (Veja lista abaixo).
Os outros grupos prioritários desta fase, que são gestantes, puérperas, crianças (mais de 6 meses e menos de 6 anos) e pessoas com deficiência serão vacinadas nas unidades de saúde, a partir de segunda (11). Adultos de 55 a 59 anos também serão imunizados nas unidades, mas a partir do dia 18.
A medida diferencial foi adotada a fim de facilitar o acesso dos professores à imunização e também para evitar aglomerações nas unidades básicas de saúde, que estarão vacinando os outros grupos prioritários da campanha.
“Temos uma população de mais de três mil professores, conforme a meta estipulada pelo Ministério de Saúde. Disponibilizamos duas escolas em cada região para facilitar o acesso dos professores à vacina e também para prevenir aglomerações nas unidades básicas de saúde”, explicou o Diretor de Atenção Básica, Ricardo Lacerda.
Orientações
Em virtude do maior risco de contaminação e transmissão da Influenza, a vacina será exclusiva para professores na ativa. A Secretaria também orienta os professores a levarem o RG e um dos três documentos: declaração da escola, carteirinha do professor ou o holerite. A SMSA reforça ainda a obrigatoriedade das medidas sanitárias, como uso de máscara, para a entrada no local. As escolas ficarão abertas para vacinação das 8h30 às 17h30.
Manutenção
A Secretaria de Saúde segue com a vacinação dos idosos e doentes crônicos nas unidades básicas de saúde. Essa semana também serão imunizados os caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo, em locais específicos.
Neste ano, em virtude da pandemia do Coronavírus, o calendário de vacinação contra a gripe foi antecipado e também foi reajustado no município por conta da alta demanda pela vacina. A campanha vacinou de casa em casa mais de 27 mil idosos, superando 130% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Até agora foram imunizadas 39.544 pessoas.
Locais para vacinação dos professores (18 e 19 de maio)
Escola Adelle Zanoto
Escola Acácio Pedroso
Escola Augusto Werner
Escola Irio Manganelli
Escola Érico Veríssimo
Escola Dr Dirceu Lopes
Escola Padre Luigi
Escola Monteiro Lobato
Escola Jorge Amado
Escola João Adão
Escola João da Costa Viana
Escola Júlio Paza
Escola Elenice Milhorança
Escola Josinete Holler
Escola Cora Coralina