As obras de drenagem executadas pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu no bairro Panorama, região leste da cidade, seguem avançando. Os serviços, na ordem de R$ 6,7 milhões, colocarão fim aos problemas de alagamentos no Jardim São Luiz e Jardim São Paulo.
Pela complexidade do solo rochoso do local, nesta quarta-feira (06) foi necessário a utilização de artefatos explosivos para o rompimento de rochas na Rua Edmundo de Barros, trecho entre a avenida Pôr do Sol e a Rua Bélgica.
A primeira fase da obra já foi concluída e agora estão em execução as fases 2 e 3 deste macroprojeto. Pelo aspecto argiloso e rochoso do solo, os serviços são complexos, mas dia após dia, vamos concluindo mais esta importante obra, comentou o prefeito Chico Brasileiro.
Os trabalhos das fases 2 e 3 acontecem simultaneamente nos trechos na Rua Edmundo de Barros, entre as ruas Ernesto Freietarg e Franciso Padilha e também entre a Avenida Pôr do Sol e a Rua Carlos Alberto Lavareda Reis.
Os serviços incluem escavação, canalização do canal do Rio Mimbi com aduelas, galerias pluviais completas, entre outros. A previsão é que os trabalhos fiquem prontos até o próximo semestre.O diretor da Secretaria de Obras, Ivan Lincon, comentou sobre a utilização dos artefatos explosivos. Há muitos pontos de rochas nesta região e para que possamos executar o serviço com a máxima eficiência é necessário a remoção desses sedimentos para que a obra avance. Em alguns pontos são utilizados rompedores hidráulicos, já em outros locaiss mais complexoss temos que utilizar explosivos para a detonação de rochas, disse.
Vale ressaltar que este procedimento está sendo feito por uma empresa especializada e norteada por um laudo técnico, que inclusive tem o acompanhamento do Exército Brasileiro. Tudo isso para garantir a segurança nos procedimentos, completou.
Durante os procedimentos de detonação, a Secretaria Municipal de Obras (SMOB), contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), através da Guarda Municipal e também do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) para coordenar o trânsito.
Assessoria