O transporte público urbano de Cidade do Leste voltou a operar nesta segunda-feira (4), como parte dos serviços que retornam na primeira etapa do que o governo paraguaio chama de “Quarentena Inteligente”.
Para isso, as empresas deverão cumprir normas de biosegurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde do Paraguai, e fiscalizada pela Divisão de Transporte Público de Cidade do Leste. A frota circulará em 50% de segunda a sexta-feira, em 30% aos sábados e aos domingos o serviço é suspenso.
Os passageiros são obrigados a utilizar máscaras tampando a boca e o nariz e manter um metro e meio de distância entre uma pessoa e outra. Essa fiscalização será feita pelo motorista, que poderá sofrer sanções caso as normas seja descumprida.
Os funcionários das empresas receberam orientações de como realizar a limpeza e desinfecção dos veículos com hipoclorito de sódio.
O transporte público foi suspenso no dia 28 de março, com o início do período de isolamento total em todo o Paraguai. Já a linha internacional entre as cidades da tríplice fronteira segue suspenso.