O Presidente do Paraguai Mario Abdo Benítez esteve em Ciudad del Este nesta segunda-feira, 04. A visita não estava prevista na agenda presidencial e aconteceu de surpresa. O presidente foi até o Rio Paraná onde passeou de barco nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade. Segundo a imprensa paraguaia, ele não se aproximou da passarela da Ponte onde paraguaios que retornam do Brasil estão retidos aguardando autorização para voltar ao país.
https://www.instagram.com/p/B_x061Ojzxx/?utm_source=ig_web_copy_link
O Paraguai está com a fronteira fechada para estrangeiros desde meados de março. No fim do mesmo mês, foram impostas restrições mais rígidas aos próprios paraguaios que pretendem voltar ao país. Na semana passada, circularam na imprensa do Paraguai denúncias de que empresários que vivem em Foz do Iguaçu estariam entrando e saindo de Ciudad del Este mediante propina paga à agentes da Armada paraguaia.
Na última sexta-feira, 01, o presidente anunciou que reforçaria a segurança nas regiões de fronteira, principalmente em Ciudad del Este. A partir desta segunda-feira, 04, a segurança nesta região está sendo militarizada. Após o passeio de barco pela fronteira, Marito seguiu até a Itaipu Binacional, lado paraguaio, onde tomou um avião para Asunción. Ele não atendeu a imprensa.