O Paraguai confirmou no domingo, 03, mais 26 casos de Covid-19 no país. Dos novos casos, 23 foram exportados do Brasil. Com isso, já são 111 paraguaios que retornaram do Brasil infectados. Eles estão isolados em albergues desde que chegaram no Paraguai. A informação foi confirmada pelo Ministro de Saúde, Julio Mazzoleni.
Informe #COVID19: hoy procesamos 340 muestras, 26 dieron positivo: 23 del exterior (del Brasil, cumpliendo cuarentena obligatoria en albergues), 2 contactos y 1 sin nexo. 7 internados. 7 recuperados, sumando así 126. Total de confirmados: 396. #QuedateEnCasa @msaludpy pic.twitter.com/pRAn3w1dh2
— Julio Mazzoleni (@MazzoleniJulio) May 3, 2020
Os paraguaios infectados no Brasil passaram por restrições para entrar no Paraguai. Com a proibição de entrada em massa, alguns permaneceram mais de um dia retidos na Ponte Internacional da Amizade. No local, eles ficaram aglomerados na passarela da Ponte. O grupo, que voltava principalmente de São Paulo, epicentro da Covid-19 no Brasil, veio para Foz do Iguaçu com ônibus fretado.
Desde o mês de março o Paraguai instituiu medidas duras de isolamento social que mostraram resultados no enfrentamento à Covid-19. O país é um dos que registraram menos casos até agora na América Latina. O Paraguai conta agora com 396 casos confirmados de coronavírus. 126 estão recuperados. Sete estão internados. Até agora o país já registrou 10 mortes, uma delas em Presidente Franco, na região de Ciudad del Este.
Nesta segunda-feira, 04, o país inicia a flexibilização da quarentena. 60% das atividades econômicas serão retomadas. No entanto, ainda não há previsão para a abertura da fronteira. No atual plano de flexibilização, galerias e shoppings só poderão reabrir no dia 15 de junho.