A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou ontem (30), o decreto nº 28.093 que estabelece, entre outros temas, as regras de funcionamento para a retomada das feiras livres das Nações e Agroecológica, a partir deste domingo, dia 3 de maio.
O funcionamento das atividades está condicionado a adesão e cumprimento do Termo de Responsabilidade Sanitária das Feiras, além de normas específicas descritas no Decreto. Nesta sexta-feira (01) a Fundação Cultural está atendendo os feirantes, conforme agendamento prévio, para a formalização do Termo.
Os feirantes serão organizados pela Fundação Cultural em duas pistas da avenida JK além de espaços da Praça da Paz, buscando evitar aglomerações.
Durante os funcionamentos das feiras será vedada a instalação de mesas, cadeiras, bancos ou qualquer artifício que permita a acomodação de cliente para o consumo no local e nem a instalação de brinquedos infantis.
Os estabelecimentos também deverão adotar normas sanitárias, como realizar a limpeza e higienização das barracas, balcões, balanças, produtos nelas expostos e demais utensílios com desinfetante tipo álcool 70% ou solução a base de água sanitária, além de higienização do tipo álcool em gel 70% para os consumidores e trabalhadores entre outras regras.
“Infelizmente neste momento a feira não é uma opção de lazer, não é aquele passeio agradável de domingo, estamos viabilizando essa feira como uma opção de comércio, para permitir que os feirantes possam garantir sua renda. Sabemos da tradição dessa feira e vamos precisar da colaboração de todos para que seja uma atividade segura. Neste momento o mais importante é garantir a saúde dos feirantes e seus clientes”, afirmou o presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.
Termo Sanitário
Os feirantes assinarão um termo de responsabilidade sanitária diferente dos demais comércios. Para ter acesso ao documento, basta acessar o site www.amn.foz.br e clicar na aba “decretos”.
Só poderá assinar o termo feirantes inscritos até o dia 29 de abril de 2020 junto à Secretaria Municipal da Fazenda e à Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Em caso de descumprimento do termo, o feirante terá seu cadastro para participar das feiras suspenso.
Assessoria