A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, começou a realizar testes rápidos de Covid-19 em residências. A testagem ocorre de modo aleatório. A informação foi confirmada à Rádio Cultura pelo médico Luiz Fernando Zarpelon. A princípio, 800 testes serão realizados. Os primeiros 400 vão ser realizados nesta quarta-feira, 29, e outros 400 amanhã, quinta-feira, 30.
As equipes são formadas por agentes do Centro de Controle de Zoonoses e uma enfermeira do Hospital Municipal. O teste é realizado por coleta de sangue. A equipe estará identificada com uniforme e crachás, além de estar com carro oficial da prefeitura de Foz do Iguaçu.
“O exame é muito simples, é uma coleta de uma gotinha de sangue da polpa digital, faz um furinho com uma lanceta, não dói nada, tira uma gotinha de sangue do dedo, põe no kit e em 15 minutos sai o resultado” explicou Zarpelon.
Objetivo
O objetivo é mapear a situação epidemiológica do vírus em Foz do Iguaçu. “Isso vai servir para tirarmos o primeiro retrato da situação epidemiológica e sorológica da Covid-19 em Foz do Iguaçu” explicou Zarpelon. Ele informou também que a ação será repetida frequentemante. “A ideia é que a gente repita essas ações em intervalos de 7 a 15 dias para observarmos o comportamento da pandemia” destacou.
Os resultados serão mapeados levando em consideração o índice de infecção e regiões mais afetadas. “Os dados serão todos estratificados, feito análises estatísticas, colocada em curvas e modelagens, com isso será possível prever o dimensionamento de leitos assistenciais e as medidas necessárias de isolamento social” ressalto o médico.