Voluntários da prefeitura saíram às ruas de Foz do Iguaçu nesta terça-feira (28) em uma campanha de conscientização pelo uso de máscaras em locais públicos. A ação acontece em resposta às denúncias que o município vem recebendo a respeito da não utilização ou utilização incorreta da proteção.
Nesta manhã, o grupo conversou com as pessoas que passavam pelas pistas de caminhada da Avenida Paraná e na Avenida das Cataratas, fazendo a orientação e entrega de máscaras para quem não estava usando.
O decreto municipal 28.026 obriga a utilização de máscaras em ambientes públicos e comerciais de Foz do Iguaçu. A fiscalização será intensificada nos próximos dias.
Importância
A máscara usada de maneira correta associado aos cuidados de lavar as mãos e evitar aglomerações, diminui as transmissões de vírus pela saliva. Como muitos infectados pelo covid-19 não apresentam sintomas e não sabem que estão com o vírus, a máscara para uso geral pode ajudar a conter a transmissão.
Estudos mostram que quando uma pessoa doente conversa com outra saudável e as duas estão sem máscaras a probabilidade de contágio é muito alto;
Quando uma pessoa doente sem máscara fala com uma pessoa saudável, a probabilidade de contágio é alto;
Quando a pessoa doente utilizando máscara fala com uma pessoa saudável, a probabilidade de contágio é média.
Quando a pessoa doente e a pessoa saudável utilizam máscara, a probabilidade de contágio passa a nível baixo.