No último sábado, 25, o Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla anunciou o início de um planejamento para a retomada do turismo em Foz do iguaçu. De acordo com o Secretário, o objetivo é estabelecer protocolos rígidos de segurança sanitária para a retomada das atividades. Uma reunião aconteceu no fim de semana envolvendo as secretarias de turismo e saúde, entidades de turismo e SEBRAE para definir as etapas de construção do plano.
Uma das primeiras ações anunciadas é uma consulta pública destinada a todos os setores do turismo em Foz do Iguaçu para que contribuam para a formulação dos protocolos de segurança sanitárias, levando em conta cada atividade exercida.
Consulta pública
O turismo é uma das atividades econômicas mais impactadas pela chegada do novo coronavírus (COVID-19). A retomada das atividades vai ocorrer no momento oportuno, mas deve estar cercada de cuidados com a segurança sanitária da população, para que possamos proteger a saúde e também as empresas e os empregos, mitigando os problemas econômicos.
Momento exige responsabilidade. Por isso, o Sebrae, atendendo um pedido do COMTUR e da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio das secretarias de Saúde e Turismo, quer ouvir e envolver o trade turístico para a construção e definição de protocolos de segurança sanitária a serem aplicados nos segmentos turísticos locais. Esta é uma forma de participarmos com a Vigilância Sanitária nessa construção e, assim, estabelecermos procedimentos adequados à retomada das atividades de turismo, assim que possível.
Para participar é bem simples, clique aqui e preencha com suas sugestões sobre os protocolos de segurança sanitária que devemos seguir para os seguintes segmentos:
- Meios de hospedagens
- Resort/complexos de grande porte
- Hotéis
- Pousadas, hostels, albergues
- Eventos
- Ao ar livre
- Em espaços fechados
- Transporte turístico
- Vans, ônibus (coletivos)
- Táxi, aplicativos, privado, helicóptero
- Restaurantes
- A la carte
- Buffet
- Atrativos turísticos
- Ao ar livre
- Em espaços fechados
- Profissionais de turismo
- Turista
- Agência de viagens
- Receptivos
- Emissivos
Se houver dúvidas entre em conta com Marcelo Padilha (41 999736168 lpadilha@pr.sebrae.com.br) e Camila Giacomeli (045 9919-1833 cgiacomeli@pr.sebrae.com.br).
As contribuições deverão ser enviadas até as 12h do dia 29 de abril de 2020.