A Diretoria Nacional de Transporte (Dinatran) do Paraguai informou que a suspensão dos serviços de transporte de curta, média e longa distância continuará até o dia 3 de maio. A partir da data, os ônibus poderão voltar a circular de Assunção ao interior sob restritas medidas de controle.
Juan José Vidal, diretora da Dinatran, informou que o órgão trabalha para colocar em prática um protocolo sanitário para estes serviços, como uso obrigatório de máscaras, viajar sentado e desinfecção dos ônibus. As medidas valem tanto para o transporte intermunicipal, quanto na capital e região metropolitana. Todos as restrições serão divulgadas ainda nesta semana.
Vidal ressaltou que a partir de 4 de maio, não serão todos os serviços que voltarão de maneira regular e que o descumprimento das medidas pelas empresas será punido com multa.
A suspensão das viagens de ônibus no país foram suspensas no dia 5 de abril. A quarentena sanitária começou no dia 11 de março e segue até 3 de maio, quando o governo aplicará a chama “quarentena inteligente”, com diferentes fases.
O Paraguai tem 228 casos confirmados de covid-19, com 93 recuperados e 9 mortes.