O governo paraguaio apresenta nesta sexta-feira (24) a primeira fase do plano de flexibilização da quarentena, inciada no dia 11 de baril como medida de enfrentamento ao covid-19. O plano entra em vigor a partir de segunda-feira (27), com a continuidade dos protocolos de saúde.
Uma das principais medidas será o rodízio de veículos através da numeração das placas, com a exceção para trabalhadores dos serviços essenciais. A intensão é de que a cada semana uma nova etapa da flexibilização entre em vigor. O plano dependerá da situação epidemiológica com os casos confirmados de covid-19 no país, atualizados diariamente.
O presidente Mario Abdo Benitez ressaltou na quinta-feira, que a manutenção da flexibilização dependerá da população, que caso não respeite as orientações e a situação se complicar, poderá decretar novamente a quarentena mais rígida.
“Devemos encarar (a nova etapa) com a mesma responsabilidade e compromisso que foi demonstrado durante a quarentena”, disse Abdo Benitez, salientando que a volta às aulas e reabertura das fronteiras é uma questão mais delicada.