Os shoppings de Foz do Iguaçu foram reabertos na quarta-feira (22), após o decreto municipal que autorizou a retomada das atividades comerciais na cidade. As empresas não essenciais foram fechadas no dia 20 de março, como medida de enfrentamento ao novo coronavírus. Nas últimas duas semanas comerciantes pediam a reabertura das empresas de forma gradual.
Para evitar a aglomerações de pessoas e um possível contágio pelo vírus, os shoppings reabriram adotando uma série de medidas de segurança sanitária.
– Limite de 30% da capacidade de pessoas conforme projeto do Corpo de Bombeiros.
– Uso de máscaras por funcionários e clientes.
– Marcação no piso para o distanciamento de 2 metros em filas.
– Distanciamento de 2 metros das mesas na praça de alimentação.
– Elevadores funcionam apenas para atender portadores de necessidades especiais.
– Locais de grande concentração de pessoas como cinemas e parques infantis continuam fechados.
O superintendente do Cataratas JL Shopping, Lindenor Cavalheiro, informou que medidas foram adotadas para a segurança dos colaboradores e clientes. “Com muita responsabilidade estamos retomando as atividades, com algumas adaptações. É um momento muito importante da retomada da economia e aí cabe a cada um de nós em ter responsabilidade para superar esse momento”, disse.
Cavalheiro informou ainda, que o shopping adotou uma barreira sanitária na entrada, onde é aferida a temperatura de cada pessoa que entra no local e contagem de fluxo. Na praça de alimentação as mesas respeitam o distanciamento e foram retiradas 50% das cadeiras.
Já no Shopping Catuaí Palladium, foi montado um planejamento para a reabertura de forma gradual, com medidas adicionais de segurança.
“Começamos de uma forma gradual e com planejamento, por isso nossos shopping se preparou para esse recomeço, com horários especiais. Foram tomadas medidas adicionais para aumentar o cuidado e conforto, disse Daiane Simão Ashidate, superintendente do Catuaí Palladium.
Daiane lembrou ainda, que as pessoas do grupo de risco devem continuar a quarentena e aos demais, devem tomar todos os cuidados na hora de fazer as compras. “Para quem sair, a dica é use sempre máscara, lave sempre as mãos, use álcool em gel, manter a distância das pessoas, não compartilhar materiais como canudos e evitar sair de casa se estiver com temperatura elevada. Vamos estar atentos à dicas e informações para passar aos clientes confiança em sair de casa para realizar compras”, disse.
Neste primeiro momento, os shoppings estão funcionando em horário reduzido, das 12h às 20h, e aos domingos e feriados das 14h às 20h.