A prefeitura de Foz do Iguaçu disponibilizou vans de turismo para atender o transporte coletivo da cidade nesta quinta-feira, 23. Durante todo o dia 60 veículos vão atender os trabalhadores que precisam se locomover no município. A passagem vai custar 4 reais e pode ser paga em dinheiro. Os veículos estão identificados com o número da linha e o valor da passagem no para-brisa.
As vans devem passar nos horários que estavam previstos para passar o ônibus, além de fazer o mesmo itinerário previsto para cada linha específica. Ressaltando que o horário que está sendo seguido é o de sábado. É possível que ocorra discrepância nos horários devido a diferença de velocidade entre ônibus e vans.
A medida foi tomada após o Consórcio Sorriso paralisar as atividades alegando que está sem combustível para abastecer os ônibus. Segundo a empresa, a prefeitura deveria ter feito um repasse de recursos para manter o transporte e não foi feito. Por outro lado, a prefeitura negou a informação e afirmou que foi surpreendida pela decisão. Em nota, o município afirmou que não tem nenhuma dívida com o Consórcio.
A prefeitura ainda não se pronunciou oficialmente sobre a disponibilização de vans para o transporte coletivo. Uma reunião está acontecendo neste momento para discutir qual será a decisão em relação ao Consórcio Sorriso. Também não há informações sobre a orientação para o distanciamento social e quais são as medidas de segurança que deverão ser tomadas por quem vai utilizar as vans como meio de transporte.