A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta quinta-feira (16) a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Nesta etapa, serão vacinados os profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Os idosos agendados continuam a ser vacinados de casa em casa.
De acordo com o Diretor da Atenção Básica, Ricardo Lacerda, os trabalhadores das forças de segurança serão imunizados em seus locais de trabalho, e os doentes crônicos nas próprias casas. “É importante ressaltar essa informação para as pessoas não procurem as unidades de saúde neste momento. Nossas equipes de vacinação irão até os quartéis, corporações e unidades prisionais, assim como os doentes crônicos receberão a vacina na própria residência”, reforçou.
Os doentes crônicos já cadastrados no Sistema Único de Saúde e que participam dos programas de Hiperdia receberão as equipes em casa, sem necessidade de agendamento. Os demais, que não utilizam a rede pública, precisarão ligar na Central 2105-1111 e se cadastrar. Para receber a dose, é necessário possuir a prescrição médica.
Ao mesmo tempo em que avança na Campanha, a Saúde mantém a imunização dos idosos agendados que ainda não receberam as doses. “Pretendemos concluir a vacinação dos cerca de 800 idosos que solicitaram a vacina via Central de Agendamento até amanhã (17). Na última sexta-feira, já havíamos superado as metas do Ministério da Saúde, alcançando 106% da cobertura estipulada, o que corresponde a mais de 21 mil idosos”, ressaltou o diretor de atenção básica.
Doses
A Saúde também reforça o pedido de tranquilidade à população quanto à Campanha, isso porque as doses de vacina são entregues aos poucos pelo Ministério da Saúde, através da 9ª Regional de Saúde. Para essa fase, que segue até o dia 9 de maio, a Secretaria recebeu na última terça-feira (14) cerca de 6 mil doses. Somando a população de todos os grupos, a demanda é por mais de vinte mil doses da vacina.
“Estamos vacinando e agendando conforme vamos recebendo as doses da vacina, mas o importante é ressaltar que as pessoas e grupos não procurem as unidades de saúde, para se protegerem contra o Coronavírus”, enfatizou Lacerda.
Na terceira fase, que inicia em 09 de maio, serão vacinados os professores, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas e adultos de 55 a 59 anos de idade.
Assessoria