Um terço dos pacientes que foram confirmados com o novo coronavírus no Paraná já estão liberados do tratamento. Os últimos dados da Secretaria da Saúde mostram que 281 pessoas estão recuperadas no Estado. São 125 pacientes em Curitiba e 156 nos demais municípios paranaenses.
É considerado recuperado o paciente que teve o teste do coronavírus confirmado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) ou pelos laboratórios particulares credenciados e não apresenta mais os sintomas passados 14 dias após o início da doença.
O boletim divulgado na quinta-feira (16) pela Saúde confirmou 845 casos no Paraná, desde meados de março (13 pacientes não residem no Estado).
O número de recuperados também supera os de pacientes que estão internados no momento por causa da Covid-19, que hoje são 134 pessoas.
PERFIL – Considerando apenas os dados da Secretaria de Estado da Saúde – em Curitiba, o controle é feito pela secretaria municipal – os pacientes recuperados têm de 8 a 90 anos de idade.
A faixa etária dos 30 aos 39 anos conta com o maior número de liberados do tratamento – 31% do total. Pacientes com mais de 60 anos são 25% dos recuperados.
RECUPERADO – O caso do engenheiro agrônomo Gustavo Czelusniak, de 24 anos, representa a maioria das situações das pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, em que os sintomas da doença se confundem com o de uma síndrome gripal leve, sem maiores problemas.
Ele fez uma viagem a trabalho para São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul, e começou a sentir os primeiros sintomas na noite de 19 de março. “Eu estava no hotel quando começou um resfriado. Foram sintomas simples, meu nariz começou a ter coriza e o meu olho a lacrimejar”, conta. “Mas meu gestor também não estava bem e tinha feito o exame, e avisou as outras pessoas que tiveram contato com ele, que era o meu caso”, diz.
Além dos primeiros sintomas, Gustavo também sentiu dor no corpo, febre, nariz trancado e uma tosse seca. “Mas nada muito alarmante”, diz. “No dia seguinte já não fui trabalhar e só saí do hotel para buscar um pronto-atendimento na cidade, e a médica me pediu 14 dias de isolamento. Nem eu ou meu gestou sabemos onde pegamos, porque rodamos algumas cidades do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul”, explica.
O engenheiro resolveu voltar para casa, em Palmeira, para fazer o isolamento em um cômodo separado dos demais familiares. Mesmo antes de chegar na cidade, sua mãe já tinha entrado em contato com a secretaria municipal de Saúde, e agentes epidemiológicos do município acompanharam o seu caso.
“Fiquei em um quarto, sem contato com ninguém em casa. Minha mãe lavava comida até a porta, não tivemos contato. O isolamento deu certo porque eles estão bem e não apresentaram sintoma algum até hoje”, afirma Gustavo, que mora com os pais e o irmão, além dos avós na casa ao lado, ambos do grupo de risco.
Gustavo foi liberado no dia 2 de abril, 72 horas depois que todos os sintomas cessaram completamente, e agora já retomou a rotina de trabalho.
SUPERAÇÃO – A equipe do Detran-PR comemora a cura do colaborador Vando Dobranski, que vinha lutando contra Covid-19 e esteve 20 dias internado, sendo 18 deles na Unidade de Terapia Intensiva. Teve alta e foi para casa nesta sexta-feira (17), sob aplausos dos profissionais da Saúde que o atenderam.
O servidor é recém aposentado. “Essa é uma notícia de esperança para todos”, comentou o diretor-geral do Detran-PR, Cesar Vinicius Kogut.
Boletim coronavírus: 29 novos casos e dois óbitos
A Secretaria de Estado da Saúde confirmou 29 novos casos de coronavírus e dois óbitos no Paraná nesta quinta-feira (16).
Uma mulher de 34 anos do município de Manoel Ribas estava internada desde o dia 06/04, teve a confirmação para a Covid-19 no dia 09/04 e faleceu nesta quinta-feira.
Um senhor de 76 anos que residia em Registro, cidade do interior do estado de São Paulo, estava internado em um hospital da região paulista e foi transferido para uma unidade da rede privada no município de Curitiba nesta segunda-feira (13) já com complicações. Foi coletado amostra e confirmado que o paciente estava com coronavírus. Ele morreu nesta quarta-feira (15).
Os novos casos foram registrados nos municípios de: Curitiba (11), Campo Largo (1), São José dos Pinhais (1), Pato Branco (2), Colombo (1), Rio Branco do Sul (1), Paranaguá (2), Arapongas (3), Paranavaí (2), Assis Chateaubriand (1), Guairaçá (1), Maringá (1), Foz do Iguaçu (1) e fora do Estado em Registro – São Paulo (1).
DADOS – O Paraná tem atualmente 845 casos confirmados – 13 não residem no Estado –, 43 óbitos – dois não residiam no Estado –, 7.409 descartados e 421 em investigação.
156 pacientes já foram liberados do tratamento no Paraná, destes, 80 homens e 76 mulheres. A faixa etária de 30 a 39 anos possui o maior número de recuperados, representando 31,4% do total. Esse dado não inclui ainda o município de Curitiba.
134 pacientes estão internados, 76 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e 58 em leitos clínicos.
RETIFICAÇÃO – A Secretaria de Estado da Saúde informa ainda retificações nos dados do boletim do coronavírus divulgado nesta quinta-feira (16).
O município de São João do Ivaí possui cinco casos, durante a tabulação, o dado foi transferido erroneamente para o município de São Carlos do Ivaí, que não possui nenhum caso confirmado.
Santo Antônio do Caiuá não possui casos confirmados, houve um erro na tabulação que transferiu os dois casos do município de São João do Caiuá.
Dois casos confirmados em Fazenda Rio Grande foram transferidos para o município de Curitiba. Um caso de Cascavel para Guaraniaçu e um de Colombo para Curitiba.
A pasta afirma que já realizou as devidas alterações e preza pela transparência na divulgação dos casos.
Boletim 16/04/2020 – ATUALIZADO 17h
Fonte: Sesa