Foz do Iguaçu aderiu ao programa “O Brasil Conta Comigo”, coordenado pelos ministérios da Educação e Saúde. A proposta convoca estudantes da área de saúde para atuarem no combate ao novo coronavírus (Covd-19). O objetivo é fortalecer o enfrentamento ao vírus com o apoio excepcional e temporário dos acadêmicos.
Podem participar alunos dos 5° e 6° anos dos cursos de Medicina e do último ano dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia, devidamente matriculados em instituições de ensino superior. Os estudantes vão atuar junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) em diferentes frentes, incluindo o apoio no atendimento aos pacientes na Central de Atendimento ao Coronavírus ou em ações de conscientização voltadas à comunidade.
Segundo o Diretor da Atenção Básica, Ricardo Lacerda, a atuação dos estudantes nesse momento será de grande ajuda. “Essa é uma ação que vai ter importância tanto para o município quanto para os estudantes. O município precisa de força de trabalho na saúde agora e os estudantes do fim do curso vão poder contar com esse período como carga horária para o curso”, explica. Todos os acadêmicos receberão certificados de participação.
Inscrições
Para participar da iniciativa, o aluno deverá acessar o sítio http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ e preencher a “Ficha do Aluno”. Ao ser convocado, por meio de correspondência eletrônica, o aluno deverá se apresentar em até 48 horas no estabelecimento de saúde indicado.
Bonificação
Os estudantes que participarem da iniciativa terão direito a bonificações que incluem o recebimento de bolsa auxílio. Os benefícios serão pagos no valor de um salário mínimo para estágio supervisionado de 40 horas e meio salário mínimo para estágio de 20 horas. Eles também receberão um certificado sobre a atuação.
Os alunos do 5° e 6° ano de Medicina e os do último ano de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia ainda receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência. Os demais alunos poderão ter desconto em mensalidade, concedido pela instituição de ensino superior privada a que estiver vinculado. Para os residentes, a ação prevê a bonificação de 20% sobre os valores de todas as bolsas dos Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde. O Banco do Brasil apoiará a iniciativa do Ministério da Saúde, com a oferta de solução 100% digital para o pagamento das bolsas dos estudantes.
Serviço
Para mais informações, envie um e-mail para: sgtes@unasus.gov.br ou entre em contato pelo telefone do Disque Saúde 136.
Fonte: AMN