A companhia aérea Latam operou o último voo comercial para Foz do Iguaçu na última segunda-feira (13), com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com a superintendência do Aeroporto Internacional das Cataratas o cancelamento deve durar até maio, mas sem previsão de retomada.
A Latam foi a última empresa aérea a adotar a medida de suspensão para Foz do Iguaçu, onde estava atuando com apenas três voos semanais. Em março, a Gol e a Azul já haviam suspendido as operações.
Com as medidas de quarentena e o fechamento das fronteiras com o Paraguai e Argentina, devido a pandemia do novo coronavírus, a Latam estava com apenas 15% da capacidade de passageiros em cada aeronave, conforme informou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla. “Então, para evitar maior prejuízo, a companhia resolveu cortar. Como o turismo está parado, uma ocupação dessas não paga nem os custos operacionais do voo”, disse.
De acordo com Piolla, os voos domésticos deverão começar a voltar ao Aeroporto de Foz do Iguaçu a partir de maio e os internacionais a partir de setembro.
Os passageiros com voos afetados e com partidas programadas podem reprogramar seus bilhetes até 31 de dezembro, sem nenhum custo adicional.