Um médico diagnosticado com covid-19 quebrou a quarentena após voltar de uma viagem ao Oriente Médio, participando de uma cirurgia em um hospital particular de Cidade do Leste, no Paraguai. Pelo menos sete pessoas que tiveram contato com o médico precisaram ser isoladas e estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica.
Segundo informações repassadas por funcionários do setor epidemiológico e divulgado pelo site ABC Color, o médico abandonou os últimos dias da quarentena e prestou assistência durante um procedimento cirúrgico no Sanatório Central, além de ir a um banco e um escritório de previdência privada.
Dias após voltar da viagem, o profissional começou a apresentar sintomas do novo coronavírus e foi submetido ao exame, que deu positivo. Um parente do médico também foi infectado.
O médico, que não teve identidade divulgada, foi internado no Hospital do Instituto de Previsión Social de Cidade do Leste e depois transferido à Assunção.
O Sanatório Central emitiu um comunicado informando que as pessoas em contato com o médico foram identificadas e colocadas em quarentena, sob cuidados da Vigilância Sanitária. No hospital, o local foi desinfectado conforme o protocolo interno.
O caso foi informado ao Ministério Público do Paraguai.