Nesta quinta-feira (02/04), uma operação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu resultou na apreensão de três veículos carregados com cigarros contrabandeados e um veículo que era do batedor do comboio.
A ação teve início às 6h, numa estrada vicinal, em Santa Terezinha de Itaipu. O comboio foi abordado por volta das 07:30, quando tentava desviar do posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal. Estima-se que os cigarros cheguem a R$ 60 mil.
Três motoristas foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal para as providências cabíveis, um dos motoristas conseguiu fugir.
Receita Federal e Policiais seguem fiscalização na fronteira
Equipes da Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, BPFron, Polícia Federal e Força Nacional continuam fiscalizando esta região a fim de evitar os crimes de contrabando e descaminho. Com o fechamento das Pontes Internacional da Amizade e Tancredo Neves, as ações foram intensificadas nas zonas secundárias, onde há mais chances de ocorrer crimes transfronteiriços.
Desde o fechamento das Pontes, as equipes já apreenderam 10 veículos carregados com mercadorias estrangeiras. Estima-se que o total das apreensões chegue a R$ 250 mil.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Assessoria